domingo, 24 de dezembro de 2006

Dos fatos marcantes.













A primeira recordação que eu tenho do Natal, é um Papai Noel azul, me entregando o que seria depois uma lancheira vermelha, em 1989. Descobri anos depois (como todas as crianças da minha época) que o velhinho de 25 anos era um amigo de meu pai - que casualmente foi meu professor de física no colégio. Coisas da vida, embora eu sempre tenha gostado da matéria (sorte dele).

Quando era criança, pensava que todas as coisas, especialmente as datas marcantes (Páscoa, Dia das Crianças, Natal, entre outras festas que você dá mais importância até os 10 anos) tinham que ter um momento especial. É, algo marcante, como um Papai Noel azul. Podia ser traumático - eu poderia contar o fato na escola, e não ter nenhum amigo até a adolescência. Mas que se danasse (eu era mais impetuosa quando criança, verdade). Eu tinha que ter o tal fato, e Natal era sempre especial. Tinha o melhor de todos os fatos do ano.
Uma tia que confessou ir ao Medieval - o melhor motel de todos os tempos da década de 90 em SP. Um tio que bebia demais e acabava se afogando na piscina. Uma tia histérica que jogava sapatos na cabeça do marido porque este lhe dava o mesmo presente há 4 anos. Coisas assim.

O melhor Natal, de que tenho plena recordação, foi o de 1994. Em uma certa hora, todas os milhares (porque com 10 anos uma família de 20 pessoas é uma multidão) de convidados começam a se degladiar, falar da crise do país, do tetra-campeonato, do parreira, do efé-agá, entre outras coisas que naquela época não me interessavam (e hoje, continuam não me interessando, pelo menos entre os dias 24 e 25 de dezembro).

De repente, percebi que a minha presença não faria diferença alguma (como acontece em certos momentos até hoje) e fui até a piscina. Morávamos em um condomínio fechado, com quadra, parquinho e tudo o mais, quando tudo o mais era mais barato.
Deitei lá, no espaço de tomar sol. Fiquei ali umas três horas. Ninguém deu por falta. Fiquei olhando pro céu, todo estrelado, bem noite de verão.
Foi a primeira impressão de infinito que eu tive na vida.

Achava que quando crescesse, teria que ser Presidente da República, e bolar uma lei para que toda pessoa, uma vez no ano, olhasse para o céu. Para deixar de ser besta.

Até hoje, quando dizem "espírito de Natal", eu acho que tenho conceitos pervetidos.

6 comentários:

  1. Conceitos pervertidos? O que é vc faz com o bom velinho?

    ResponderExcluir
  2. Conceitos Pervertidos...
    Acho que esta não seria a denominação cabível a tua forma de ver esta data. Seria sim a melhor forma de "sinonimizar" os que nao têm em seu passar dos dias o ato de ao menos uma vez ter a "impressão de infinito" que tivestes e que registrou ao redigir estas linhas.
    Necessitamos disto. Necessitamos alijar-nos um pouco de nós, dos acontecimentos e olhar as estrelas para sentirmos quao distantes e/ou aparentemente tangíveis são. Necessitamos sentir esta sensação e aprender a leva-la conosco e a usa-la sempre que precisarmos de paradigmas, estas "bussolas" que nos levarão onde sempre almejamos, ao nosso Norte.

    P.S.: Perdoe-me por transgredir o teu blog (ao vir aqui e comentar teu texto) sei que é somente para teus amigos. Mas o pensamento comum e a inebriedade do mesmo (do texto)é merecedor de um elogio!

    ResponderExcluir
  3. não é a únida a ter conceitos perveritdos... se é q isso faz alguma diferença.
    vagando pela net, acabei "caindo" aqui...

    ResponderExcluir
  4. "espírito de natal" pra mim só o dos perus e chesters (que bicho é esse ???) que vagam numa outra dimensão, enquanto tomo um chá para digerir melhor seus corpos bem temperados...

    hummm...saborear corpos temperados no natal...
    parece uma boa perversão...

    ResponderExcluir
  5. ANiversáaaaaario!

    Raphinha! Ohhhh Raphinha!!! Eu não esqueci de vc no dia do seu niver não... mas mal parei em casa hj! E agora a noite, dia 29 jah fui seca no orkut pra te deixar um bjinho mas o danado está em construção... amanhã te ligo pra dar os devidos parabéns!!! hehehehheheheh
    Bjao!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4/1/07 17:47

    Happy New Year, Girl!
    é, 2006, o ano da volta ao BR não foi lá o mais legal da vida, mas desejo a mim e a vc um sweet 2007, com direito a Papai Noel da cor que vc ansiar! Mantendo o espirito...o ano todo!
    Beijos grandes!
    ah! sábado to em CPQ, no D.Pedro, pra conhecer o Burguer King!!!

    ResponderExcluir